Como medir a inteligência do ser humano? Uma forma de poder medi-la, a atribuindo uma unidade de medida padrão, é partir dos testes de quoeficiente de inteligência, popularmente os testes de QI. Ressaltando que existem diferentes tipos de inteligência, como a Lógico-matemática, Linguística, Espacial, Musical, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e a Existencial, tais testes são desenvolvidos visando qualificar e quantificar as habilidades e capacidade mentais através do raciocínio sem a necessidade de conhecimentos prévios.
Questões envolvendo séries de figuras solicitando a figura faltante, sequências lógicas entre números, identificar palavras não pertencentes à um grupo, entre muitas outras, são alguns tipos de abordagens usadas. Fatores como o tempo de resolução e a idade do participante são determinantes para o cálculo da pontuação anexado ao número de questões resolvidas corretamente.
Segue-se que a população mundial está entre 90 e 109 pontos, enquadrando-se na classe de Inteligência normal (ou média), abaixo segue as quotas entre a pontuação adquirida e a sua respectiva classificação:
QI acima de 140: Genialidade
121 - 140: Inteligência muito acima da média
110 - 120: Inteligência acima da média
90 - 109: Inteligência normal (ou média)
80 - 89: Embotamento
70 - 79: Limítrofe
50 - 69: Raciocínio Lento
Na prática não existe um teste oficial em que se possa medir a sua pontuação, existindo várias instituições que elaboram uma avaliação a partir de meios científicos. Entretanto, a Mensa é uma organização mundialmente conhecida, reunindo gênios de todo o mundo que são admitidos através de um teste de avaliação. Na internet, são encontrados vários sites que oferecem tanto testes gratuitos quanto pagos, lembrando que alguns podem estar em outro idioma ou não apresentarem o resultado obtido de imediato.
Visto a essa inconveniência, pesquisei uma série de testes gratuítos online de diversos níveis realizando uma coletânea indicativa comentada dos sites visitados abaixo: